top of page

METALURGIA

O Curso Técnico, Habilitação técnico em Metalurgia.

O valor da matrícula: 170 reais. 

 

Mensalidade por apenas 289,00 reais.

 

A duração do curso é de 18 meses. Esses valores, e as formas de pagamento podem sofrer alteração ou serem negociados basta entrar em contato.

Perfil do Técnico em Metalurgia

 

• Planeja, supervisiona, coordena e orienta ações relativas aos processos metalúrgicos de fundição, soldagem, tratamento térmico e de superfícies e controles laboratoriais, em plantas industriais e laboratórios, podendo ainda executá-las, atuando em grupo ou individualmente, realizando manutenção produtiva e parametrizado processos metalúrgicos, executando e fazendo executar métodos de trabalho em cumprimento a planos de produção, em pregando conhecimentos tecnológicos, técnicas de controle e desempenho, seguindo normas técnicas, ambientais, de qualidade, saúde e segurança, procedimentos industriais e metas da empresa.

• Controla a qualidade de matérias-primas, insumos e produtos metalúrgicos, realizando análises químicas e físicas em laboratórios ou na linha de produção, aplicando procedimentos e normas e emitindo relatórios.

• Participa de projetos de melhoria dos processos de fundição, soldagem, tratamento térmico, tratamento de superfície de metais e tratamento de efluentes, bem como leiautes, conforme normas vigentes, visando a simplificação do trabalho, a preservação ambiental e propondo a incorporação de novas tecnologias, tendo em vista a relação custo-benefício, por meio da elaboração de planilhas de custos.• Organiza e controla o abastecimento de matérias-primas e insumos, a estocagem e a movimentação de peças fundidas, soldadas, forjadas, extrudadas, trefiladas, laminadas e tratadas térmica e superficialmente, atendendo ao programa de produção e ações do sistema da qualidade, aplicando normas ambientais e de segurança, desempenhando funções básicas da logística industrial. 

• Detecta desvios funcionais nos equipamentos de laboratório e da produção metalúrgica, realizando inspeções periódicas, podendo executar manutenção produtiva, de acordo com desenhos e diagramas e rotinas estabelecidas.

• Participa de programas de segurança, analisando os atos e as condições inseguras dos processos metalúrgicos, podendo elaborar procedimentos e aplicar princípios de controle e gestão ambiental.

• Coordena e orienta equipes de trabalho na operação dos processos metalúrgicos, de acordo com normas técnicas e procedimentos, solucionando problemas e assegurando os padrões estabelecidos.

• Controla a qualidade dos produtos metalúrgicos por meio de ensaios e instrumentos de medição, atuando nos processos metalúrgicos, regulando e operando as máquinas, seguindo normas, especificações, manuais e tabelas técnicas e monitorando indicadores de desempenho pré-estabelecidos.

• Apoia o setor de vendas atuando na assistência técnica e fazendo orçamentos, podendo também propor modificações de produtos conforme necessidades dos clientes.• Participa de atividades para utilização e conservação de energia, podendo propor a nacionalização e o uso de fontes alternativas.

Auxiliar de Laboratório Metalúrgico

  • Faz ensaios sob supervisão e análises químicas e físicas de matérias-primas e de produtos, operando equipamentos em laboratório e em linhas de produção, seguindo normas técnicas, ambientais, podendo ainda atuar como auxiliar na realização da manutenção preventiva e emitir relatórios em obediência e procedimentos e normas técnicas.

  • Prepara, sob supervisão, corpos de prova para ensaios, seguindo procedimentos, desenhos e normas técnicas.

  • Prepara e opera máquinas, aparelhos e instrumentos de ensaios metalúrgicos, conforme os padrões estabelecidos.

  • Detecta desvios funcionais nos equipamentos de ensaios, realizando inspeções periódicas, podendo propor soluções de problemas e Identifica atos e condições inseguras nos processos de ensaios, colaborando para a elaboração de procedimentos de prevenção de acidentes, de acordo com normas de segurança.


     

 

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE METALURGIA: Disponível em arquivo .pdf

Critérios de Aproveitamento de Conhecimentos e Experiências Anteriores

 

O Sistema de Ensino e Consultoria Educacional – SECE poderá aproveitar os conhecimentos e experiências pregressas dos alunos, desde que estritamente relacionados com o perfil profissional do referido técnico, conforme o artigo 11, da resolução 04/99, adquiridos pelas seguintes vias:

  • Através do ensino médio;

  • Em qualificações profissionais e etapas ou módulos de nível técnico concluído em outros cursos;

  • Em cursos de educação profissional de nível básico, mediante a avaliação do aluno; reconhecidos em processos formais de certificação profissional.

Os candidatos interessados no aproveitamento de conhecimento e experiências anteriores deverão proceder da seguinte forma:

  • Preencher um requerimento próprio junto à Secretaria do Curso;

  • Anexar ao requerimento, cópia autenticada do documento que comprove os conhecimentos e experiências anteriores pleiteadas;

  • Diante da impossibilidade de comprovar documentalmente os conhecimentos e experiências, haverá uma banca examinadora para definir os conhecimentos e experiências a serem demonstrados pelo candidato, onde se avaliará seu grau de conhecimento.

Para mais informações ou qualquer duvida fale conosco.

bottom of page