top of page

ELETROTÉCNICA

O Curso Técnico na Área Industrial, Habilitação técnico em Eletrotécnica.

O Curso

 

Visa preparar profissionais que detenham simultaneamente, uma formação científica sólida, produtiva, uma capacidade gerencial, sem, no entanto, perder a dimensão social e a visão humana do processo educativo.

Novas tecnologias baseadas na Eletrotécnica e informática, ao utilizarem menos energia, menos matéria-prima e menos mão-de-obra para a produção de bens e materiais, possibilitam um aumento de produtividade e, também, o declínio do emprego direto.

Por estas razões, a proposta de Curso Técnico Industrial na modalidade Eletrotécnica, não está somente vinculada ao segmento industrial, ou seja, à formação de mão-de-obra para ser empregada nas unidades produtivas, mas vincula-se também, à prestação de serviços.

Desta forma, diante da realidade industrial com demanda diversificada de profissionais com domínio das tecnologias de base elétrica e eletrônica; do crescente aumento de implantação de sistemas eletrônicos microprocessados e, em especial, com a incorporação das novas tecnologias no processo de reestruturação produtiva de bens e serviços, justifica-se a implantação do curso Técnico na Área da Industria na modalidade Eletrotécnica.

Considerando-se que a energia elétrica e as diversas formas de sua utilização constituem-se na base do atual desenvolvimento econômico, tanto para alimentar máquinas e motores quanto sistemas eletrônicos diversificados de comunicação e processamento de informações, o Sistema de Ensino e Consultoria Educacional – SECE atualiza o seu Plano de Curso na área da Indústria, habilitando profissional técnico em Eletrotécnica com perfil flexível e sintonizado com as demandas do contexto sócio-econômico, contribuindo para a formação técnica e pessoal do discente visando à geração de soluções que colaborem para a evolução da sociedade.

Objetivos
 

  • Formar profissionais com senso-crítico, criatividade, ética profissional, conhecimentos plenos dos seus direitos e deveres profissionais e sociais,, educação geral, humanística e tecnologias sólidas, visão de qualidade total, disposição para trabalho em equipe. 

  • Formar profissionais na área industrial com amplos conhecimentos científicos e tecnológicos, capazes de intervir de forma construtiva e criativa no processo produtivo, assegurando-lhe uma postura crítico-reflexivo do contexto no qual está inserido, numa perspectiva transformadora;

  • Formar profissionais técnicos para atuar na produção de bens de serviços de base tecnológica elétrica, demandadas pela área industrial;

     

Perfil profissional de Conclusão


O Técnico da Área Profissional da Industria, Habilitação Profissional em Eletrotécnica será preparado para agir em negócios relacionados com tecnologias do mundo elétrico, concebendo projetos, executando instalações e manutenções, proporcionando assessoria técnica, atuando na área industrial e de serviços correlacionados, sendo apto a aplicar com desenvoltura fundamentos e normas de tecnologia, os recursos informatizados disponibilizados no mundo, a comunicação oral e escrita, bem como levantar e analisar as principais questões e desafios do mundo de trabalho, manifestando em suas ações profissionais, a valorização dos princípios de cidadania: exercício do poder de decisão, priorização do ser humano, valorização do seu povo, da sua terra e da sua cultura. É o profissional capaz de planejar, projetar, orçar, desenhar, executar, supervisionar e dar manutenção a qualquer tipo de equipamento e ou instalação do ramo elétrico com criatividade, senso crítico, ética profissional, e pleno conhecimento de seus direitos e deveres sociais e profissionais.

  • O Técnico da Área Profissional da Indústria Habilitação Profissional em Eletrotécnica estará habilitado a desenvolver e ler projetos de baixa, média e alta tensão, para aplicações residenciais, comerciais e industriais. Adquire conhecimento na área de motores e máquinas elétricas quanto ao princípio de funcionamento, aplicação e manutenção.

Adquire habilidade para desenvolver-se como instalador de baixa, média e alta tensão, executar montagens de quadros e painéis industriais, além do amplo ramo de eletrificação rural. Requisitado também como vendedor técnico na área de equipamentos e componentes elétricos. No caso específico do Técnico Habilitado Profissional em Eletrotécnica da Área da Indústria, a formação deve apontar para o perfil técnico com capacidade de planejamento, rapidez de ação, capacidade de relacionamento interpessoal, capacidade de análise e compreensão, responsabilidade, ética, senso crítico, capacidade do trabalho em equipe e espírito empreendedor, capacidade de articular a teoria e a prática, gestor suficientemente amplo, integrando competências e habilidades, tendo como principal, a formação de uma cultura voltada e adequada às mudanças tecnológicas.

 

O valor da matrícula: 170 reais. 

Mensalidade por apenas 289,00 reais.

 

A duração do curso é de 18 meses. Esses valores, e as formas de pagamento podem sofrer alteração ou serem negociados basta entrar em contato.

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ELETROTÉCNICA: Disponível em arquivo .pdf

Critérios de Aproveitamento de Conhecimentos e Experiências Anteriores

 

O Sistema de Ensino e Consultoria Educacional – SECE poderá aproveitar os conhecimentos e experiências pregressas dos alunos, desde que estritamente relacionados com o perfil profissional do referido técnico, conforme o artigo 11, da resolução 04/99, adquiridos pelas seguintes vias:

  • Através do ensino médio;

  • Em qualificações profissionais e etapas ou módulos de nível técnico concluído em outros cursos;

  • Em cursos de educação profissional de nível básico, mediante a avaliação do aluno; reconhecidos em processos formais de certificação profissional.

Os candidatos interessados no aproveitamento de conhecimento e experiências anteriores deverão proceder da seguinte forma:

  • Preencher um requerimento próprio junto à Secretaria do Curso;

  • Anexar ao requerimento, cópia autenticada do documento que comprove os conhecimentos e experiências anteriores pleiteadas;

  • Diante da impossibilidade de comprovar documentalmente os conhecimentos e experiências, haverá uma banca examinadora para definir os conhecimentos e experiências a serem demonstrados pelo candidato, onde se avaliará seu grau de conhecimento.

Para mais informações ou qualquer duvida fale conosco.

bottom of page